do Phil Knight
Inovação e Empreendedorismo
Amazon só tem este livro em inglês
Bill Gates nomeou a Shoe Dog um dos seus cinco livros favoritos de 2016 e o chamou “um conto incrível, uma lembrança refrescante e honesta de como é realmente o caminho até o sucesso empresarial. É uma viagem desorganizada, perigosa e caótica, cheia de erros, lutas intermináveis e sacrifício. Phil Knight se abre em formas que poucos CEOs estão dispostos a fazer”.
Recentemente saído da escola de negócios, Phil Knight pediu emprestado 50 dólares a seu pai e lançou uma companhia com uma missão simples: importar sapatos esportivos de alta qualidade e baixo custo do Japão. Vendendo os sapatos do porta-mala do seu carro em 1963, Knight arrecadou oito milhões de dólares nesse primeiro ano. Hoje em dia, as vendas anuais de Nike superam os 30.000 milhões de dólares. Nesta era dos empreendimentos, a Nike de Knight é o padrão de ouro, e seu assobio é um dos poucos ícones reconhecidos instantaneamente em todos os cantos do mundo.
Mas Knight, o homem por trás do swoosh, sempre foi um mistério. Em Shoe Dog, conta finalmente a sua história. Aos vinte e quatro anos, Knight decide que em lugar de trabalhar para uma grande corporação, criará algo próprio, novo, dinâmico, diferente. Detalha muitos dos riscos que encontrou, as devastadoras contrariedades, os impiedosos concorrentes e os banqueiros hostis, assim como os seus muitos e emocionantes triunfos. Sobre tudo, lembra as relações que formaram o coração e a alma de Nike, com o seu antigo treinador de atletismo, o irascível e carismático Bill Bowerman, e com os seus primeiros empregados, um grupo esfarrapado de mal-adaptados e sábios que rapidamente converteram-se em uma turma de irmãos loucos pelo “swoosh”.
Juntos, aproveitando o poder eletrizante de uma visão ousada e uma crença compartilhada no poder transformador do esporte, criaram uma marca e uma cultura que mudou tudo.