CURSO ONLINE DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

A Corporação Americana Desaparece: Navegando nos Perigos de uma Nova Economia

A Corporação Americana Desaparece: Navegando nos Perigos de uma Nova Economia

do Gerald F. Davis

Inspiração, futuro e tecnologia

COMPRAR NA AMAZON

Amazon só tem este livro em inglês

Sinopse

Pode ser difícil acreditar numa era de Walmart, Citizens United e os irmãos Koch, mas as corporações estão em declínio. O número de empresas americanas cotadas na bolsa de valores diminuiu para metade entre 1996 e 2012. 

 

Nos últimos anos vimos algumas das mais históricas empresas falirem (General Motors, Chrysler, Eastman Kodak) ou desaparecerem por completo (Bethlehem Steel, Lehman Brothers, Borders). Gerald Davis argumenta que esta é uma causa fundamental da desigualdade de rendimentos e da instabilidade social que enfrentamos hoje. As corporações foram outrora parte integrante da construção da classe média. Ele assinala que no seu auge ofereceram a milhões de pessoas um emprego vitalício, uma carreira estável, um seguro de saúde e pensões de reforma. Eles eram como pequenos estados privados de bem-estar social.

 

As empresas que as estão a substituir não irão preencher o mesmo papel. Por um lado, empregam muito menos pessoas - a mão-de-obra global combinada do Facebook, Yelp, Zynga, LinkedIn, Zillow, Tableau, Zulily, e Box é inferior ao número de pessoas que perderam os seus empregos quando a Circuit City foi liquidada em 2009. E na "economia partilhada", as empresas não têm obrigações para com a maioria das pessoas que trabalham para elas - no final de 2014, Uber tinha mais de 160.000 "parceiros-condutores" nos Estados Unidos, mas apenas reconhecia cerca de 2.000 pessoas como verdadeiros empregados. 

 

Davis acompanha a ascensão da grande empresa americana e os desenvolvimentos económicos, sociais e tecnológicos que levaram ao seu declínio. O futuro poderia assistir a uma crescente polarização económica, à medida que as carreiras se tornam empregos e os empregos se tornam tarefas, ou a uma economia mais democrática construída a partir do zero. A decisão é nossa.

scalabl
scalabl
scalabl